A vítima

Opinião

Opinião

 

O Governo é bom, o primeiro-ministro é óptimo e Portugal não merecia tanto. Isto foi, em síntese, o que José Sócrates foi dizer à RTP1 na entrevista de terça-feira. Nem foi preciso dormir sobre o assunto para chegar a esta conclusão. Foi um vazio de discurso estudado e repetido.

Foi assim: a sua seriedade é tal que nunca lhe passou pela cabeça enfiar a carapuça das críticas feitas por Cavaco Silva contra os que governam pelos números e para as estatísticas; o seu sentido de Estado é absoluto e total porque nunca imaginou enviar indirectas, mesmo que a título de resposta, ao Presidente da República – afinal, não é Cavaco o rosto da política do recado e do bota-abaixismo e a cooperação institucional entre Belém e São Bento é um bem inestimável; a sua eficiência é inquestionável pois detectou os sinais da crise no momento certo, nem mais cedo nem mais tarde; não existem dúvidas sobre a sua eficácia porque o pacote anti-crise lançado pelo Governo é a solução para estimular a economia nacional e evitar a destruição de emprego; e o Freeport, esse caso, é o instrumento do Mal – ficou, mais uma vez, a garantia pessoal que não houve nenhuma irregularidade ou ilegalidade no processo de licenciamento do Freeport.

Foi isto. Sócrates foi, é e será sempre a vítima de alguém e de qualquer coisa, seja do Freeport, dos jornalistas, da Oposição, dos analistas ou das palavras que podem vir a ser ditas num discurso para comemorar os 35 anos do 25 de Abril. Imagine-se o que pode acontecer se no espaço de uma semana o Presidente da República não tiver mudado de ideias e no próximo sábado insistir no tom crítico e voltar a apontar erros à política do Governo de José Sócrates. Como será que reage alguém que nunca tem dúvidas e raramente se engana? Cavaco Silva sabe a resposta.
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: