foi tarde…

Opinião

Manuel Dias Loureiro pediu a sua demissão do cargo de conselheiro de Estado. Já foi tarde e da pior maneira. Foi preciso José de Oliveira Costa, o ex-presidente do Banco Português de Negócios (BPN) que se encontra em prisão preventiva há seis meses, ter ido à Assembleia da República acusá-lo de tudo e mais alguma coisa. Foi preciso João Lobo Antunes, seu colega no Conselho de Estado, manifestar o seu incómodo pelo facto de Dias Loureiro nada fazer, deixando o Presidente da República numa posição insustentável.

 

Dias Loureiro sai empurrado. Mesmo não sendo verdade, o antigo ministro de Cavaco Silva, dá razão a José de Oliveira Costa quando o ex-banqueiro o acusa de ter problemas de ego. Deixar o conselho de Estado não é o fim do mundo, a não ser para alguém que não se veja ao espelho logo pela manhã e seja absolutamente auto-centrado. Tudo teria sido mais fácil, mais dignificante, se Dias Loureiro tivesse decidido sair por sua livre e espontânea vontade. A sua demissão do Conselho de Estado não é, de todo, uma assunção de culpa, mas antes uma demonstração de sensatez e de respeito para com Estado português e para com quem o representa. As suspeitas que recaem sobre si são graves e não deve, por isso mesmo, ser qualquer estatuto de imunidade política a impedir o decorrer das investigações.

O homem que sempre viveu de braço dado com o poder deve parar, pensar sobre a realidade à sua volta, perceber que não pode continuar a olhar para o céu e concluir que o melhor é ir bater à porta de Pinto Monteiro e oferecer-se para depor. Voltar, só depois, logo se vê.

Será um vírus o que infecta tantos poderosos, que só saem de cena quando lhes gritam? Os últimos tempos têm sido fartos em casos de banqueiros, empresários e políticos que parecem viver dependentes de um palco qualquer, por vezes inexistente. Será que acreditam que a culpa é da plateia que não têm?

 
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s