atenção às bolhas

Opinião

 

Uma forma de medir o pulso à economia é estar atento às bolsas de valores. O comportamento dos mercados financeiros é um indicador utilizado pelos analistas para tentar antecipar a retoma económica. Mas não é o único e está, aliás, muito longe de ser o mais importante. A velha máxima de que as bolsas antecipam o que se vai passar na economia real é, nos dias que correm, apenas o ruído de muitas pessoas a falar ao mesmo tempo. É verdade que os índices das principais bolsas do mundo têm registado valorizações significativas e que, desde o início do ano, o saldo é até muito positivo. Isso, nas principais praças financeiras do mundo, como Londres ou Nova Iorque, mas, sobretudo, nas dos mercados emergentes.

Desde Outubro de 2008, momento em que a actual crise se agudizou, até Maio, o índice Bovespa da Bolsa de São Paulo já acumula ganhos de 70%. E este é só um exemplo. Mas e trata-se de um green shoot (uma das expressões mais ouvidas nos últimos meses e que está associada originalmente ao nascer das plantas)? Infelizmente, não. As acções valorizam-se porque já perderam muito, as cotações sobem porque se começa a ver a luz ao fundo do túnel. Não são as boas notícias que fazem subir as bolsas, é a inexistência de notícias piores. Não é pela história nova e palpitante, é antes pela sua ausência.

E é por isso que outra das máximas dos mercados financeiros, a de que é na baixa que se fazem os bons negócios, é hoje um simples sussurro. Alguns poderão conseguir fazer a compra da sua vida, mas não é por isso que todos devem regressar aos investimentos na bolsa. Tão simplesmente porque não existe uma razão fundamentada para tal acontecer. E se se ignorar esta evidência, dando ouvidos aos arautos da retoma, o risco é o de criar uma nova bolha especulativa. A vida das bolsas é feita de ciclos e as bolhas também fazem parte da vida, outra há-de vir, mas a última ainda foi há muito pouco tempo…
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s