Não quero filhos mansos

Opinião

Texto publicado em Dinheiro Vivo

Existe – sempre existiu -, um movimento, o dos defensores da estabilidade, que em momentos como este, de grande instabilidade, ganha uma dinâmica incrível, os seus membros ficam cheios de energia, chegam a cansar. Para cada lado que nos viramos, aparece mais um a defendê-la, a estabilidade, como um valor intrínseco, algo verdadeiramente indispensável, independentemente das circunstâncias.

Eleições, nem pensar. Sair do euro, um crime. Não há alternativa, garantem-nos, e a discussão termina sem sequer começar, porque a estabilidade, a necessidade de manter o rumo, é o que importa, e sem estabilidade, já se sabe, seria o caos. E é assim se vive amarrado ao presente, sem discutir verdadeiramente o futuro, condenando gerações à pobreza e empurrando os nossos filhos, pelo menos, para fora do país, onde serão maltratados.

Não entendo isto, como não entendo os que estavam à espera que os estudantes do ISCTE se tivessem manifestado sem interromper o ministro Relvas, como muito menos entendo os que criticam as manifestações e os que desprezam quem vai para a rua cantar Grândolas Vilas Morenas, porque vai perder tempo em vez de ajudar a resolver a crise. Não entendo os que querem filhos mansos.

Não estou contra a estabilidade, não defendo a instabilidade, manifs, greves de manhã à noite, não quero revoluções, queda de governos a torto e a direito, crises, golpes de estado e o diabo a sete, nada parecido, mas quero tudo menos a estabilização nestas regras, esta estabilidade que nos condena a uma situação miserável, quero discussão séria e aberta de todos os cenários, que me mostrem todas as saídas, as alternativas – há sempre alternativa -, quero informação para depois poder decidir, porque é isso a democracia.

Como este Governo não fará nada disto, já se percebeu, resta-me fazer como os italianos e esperar pelo nosso Beppe Grillo, há sempre um comediante de serviço para os loucos que infelizmente não conseguem perceber a tempo a importância da estabilidade.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s