“Eles”, a vossa tia!

Opinião

Artigo publicado no Dinheiro Vivo

Nestes dias de greve geral, há uma coisa que me deixa triste e ao mesmo tempo irritada, que é o embate entre os que fazem greve e os que decidem trabalhar, a desconsideração com que se tratam, sempre na terceira pessoa do plural.

Simplificando, para os que não aderem à greve, os outros, “‘eles’ fazem greve e nós é que nos #$”&%$/&”. Já para não referir que alguns acreditam que os que optam pela greve, ‘eles’ são uns preguiçosos que gostam é de aproveitar o dia para ir à praia.

E há o fenómeno oposto, o dos grevistas, que acham que ‘eles’ – os que decidiram trabalhar – são uns fura-greves, que, basicamente, não merecem a liberdade que respiram e que, como tal, mais valia era abdicarem, logo à cabeça, de certos benefícios obtidos à custa dos sacrifício dos outros.

Existem, felizmente, muitos entre uns e outros, são a maioria, quero acreditar, os que entendem que fazer greve é um direito tão legítimo quanto não fazer greve. Mas como nos dias de greve geral somos submetidos a entrevistas de rua de meia em meia hora, à cadência dos telejornais, e as redes sociais amplificam a realidade, dizem os especialistas, de forma distorcida, o conflito parece mesmo gigante.

Para quem ainda não entendeu, as coisas mudaram: nem fazer greve é um exclusivo da esquerda, nem os que decidem trabalhar quando a maior parte do país pára estão com Passos Coelho e Vítor Gaspar.

Existem, obviamente, muitas razões que pesam na decisão de fazer ou não greve. Um dia a menos de salário pesa, as retaliações por parte do patrão ainda existem, ou seja, a decisão não é só coragem, convicção e ideologia.

Valorize-se a importância do direito à greve, do direito ao trabalho, do direito a escolher, da capacidade de pensar e de decidir. Até amanhã!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: