Corta, banca, corta

Opinião

Artigo publicado em Dinheiro Vivo

De facto, Mota Soares tem razão quando diz que a ligeiríssima queda do desemprego em junho – de 17,6% para 17,4% – não permite euforias. Se não nos bastasse a profecia de Gaspar, que, já em março, admitia que poderíamos ter picos de desemprego de 19% em 2013, e se não soubéssemos da sazonalidade implícita nestes dados, o que se prepara para acontecer no sector da banca é mais do que suficiente para perceber que não existe, de facto, motivo para animação.

Os grandes bancos, que não pararam de cortar no pessoal, vão continuar a reduzir e muito o número de trabalhadores. Só nos últimos seis meses, os três grandes bancos cotados – BCP, BES e BPI – despacharam mais de 300 pessoas e as previsões (os números definitivos só serão conhecidos em Setembro) apontam para que, no futuro, os cortes nestas mesmas instituições tripliquem.

O BCP, que no último ano perdeu quase 1200 trabalhadores, deverá eliminar mais mil pessoas até 2015, já no BPI, as previsões apontam para uma redução de cerca de 360 colaboradores. E o BES tem prevista a saída de 200 pessoas.
A redução da capacidade instalada e dos custos operacionais em nome de uma maior rentabilidade das operações em Portugal, onde a crise também se traduz na redução da procura de serviços bancários.

Nos casos do BCP e do BPI, que receberam a ajuda do Estado, é com a Comissão Europeia que estes bancos negoceiam, acertam, os cortes a efectuar na sua estrutura. Mas, não é difícil de perceber, olhe-se para o que faz o BES, que não recebeu ajudas públicas e, por isso, não é obrigado a nada, que não é preciso Bruxelas impor nada para os bancos reduzirem o seu quadro de pessoal. Não, não é por imposição de Bruxelas, tem sido assim nos últimos anos e assim continuará a ser, através de saídas naturais, pré-reformas e rescisões negociadas. Más notícias para o desemprego, que caiu de 17,6% para 17,4%. Vamos ver.

E podem seguir-me aqui no Facebook

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: