Tudo na mesma, graças a Gaspar e Portas

Artigo publicado no Dinheiro Vivo

Opinião

Os juros da dívida pública portuguesa, ou melhor, as yields, mantém-se acima dos 7%, alheios às boas notícias vindas dos Estados Unidos – a Reserva Federal norte-americana anunciou na semana passada que vai manter o programa de compra de ativos, surpreendendo os investidores, que esperavam uma redução do estímulo monetário à economia.
Este acontecimento animou os mercados, um pouco por todo o lado, e influenciaria também, de forma positiva, a evolução das taxas de rendibilidade das obrigações nacionais, se Portugal não estivesse mergulhado numa crise política, que começou em julho, com a saída de Gaspar e a demissão “irrevogável” de Paulo Portas e, infelizmente, ainda não passou.

Não passou, porque a demissão de um ministro das Finanças e a demissão de um ministro de Estado, parceiro de coligação, que à última da hora, dá o dito por não dito, não se resolve com meras substituições, ainda por cima, por uma ministra frágil, enredada em meias verdades, ou meias mentiras, ou com visitas de cortesia a Bruxelas e Washington, ou ainda com pedidos de flexibilização das metas do défice para 2014.

É esta a crise que importa aos mercados e aos investidores, como importou o chumbo do Tribunal Constitucional às medidas propostas pelo Governo de Passos Coelho e o receio de que novos chumbos se sucedam, como importam os muitos riscos que o Orçamento do Estado possa conter, como também importa a voz cada vez mais dissonante dos partidos da Oposição, como até importa o resultado das eleições autárquicas do próximo domingo (uma derrota esmagadora do PSD pode ser um péssimo sinal de mais instabilidade política).

Portugal está demasiado envolvido na sua crise política para sair beneficiado do que de bom acontece lá por fora. Os mercados, como já se sabe, não perdoam, pelo que, pelo menos, até à aprovação do Orçamento do Estado 2014, tudo deverá ficar como está, ou seja, mal.

Estou aqui no Facebook e aqui no Twitter

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: