Há menos primeiro-ministro no Governo

Opinião

Texto publicado no Dinheiro Vivo

Onde está o Paulo Portas hábil, o político esperto e inteligente? O problema pode – deve – ser meu, admito, mas, nos últimos tempos, mais concretamente, desde a triste irrevogabilidade do agora vice-primeiro-ministro, que não sei por onde anda esse Paulo Portas.

A conferência de apresentação que fez de apresentação dos resultados do oitavo e nono exame da troika foi só o último ato falhado deste governante. Falou, falou, fez questão de conduzir a conferência e não disse nada, não explicou, remeteu a ministra das Finanças para um papel secundário, quis mostrar que manda, e agora, as medidas de austeridade, as mesmas que Paulo Portas garantiu que não existiam, são testadas nas páginas dos jornais.

Sim, a ideia que passa é a de que este Orçamento do Estado, aquele pelo qual os mercados anseiam, foi tudo menos bem estudado.Improviso parece ser, neste momento, o nome do meio de Paulo Portas.

Não é de incerteza que Portugal precisa, é, antes, de confiança no Orçamento do Estado para o próximo ano, aquele em que, supostamente, Portugal ficaria livre da troika de credores.

E tudo isto acontece com a permissão do primeiro-ministro. É com a permissão de Passos Coelho que existe menos ministra das Finanças neste Governo, que existe, inclusive, menos primeiro-ministro neste Governo.

Passos nunca primou pela liderança forte, nunca se sentiu que este primeiro-ministro dirigisse com pulso o seu Governo, mas, ultimamente, a situação agravou-se. Com a saída de Gaspar, que era uma espécie de primeiro-ministro das Finanças, e com a promoção de Portas a porta-voz do Governo nas relações da troika, assumindo, assim, uma série de funções conflituantes com as de Maria Luís Albuquerque, já para não falar na derrota nas Autárquicas e da polémica que envolveu Rui Machete, a fragilidade deste Executivo está posta a nu.

É assim que Passos Coelho quer concluir a legislatura e governar mais dois anos?

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: