Míscaros

Eu gostava de gostar mais de cogumelos para me deliciar com as maravilhas que vi esta tarde, das quais destaco, claro, a farinheira de míscaros.

O Fundão, terra das cerejas, é também paraíso para quem gosta de cogumelos selvagens. Na zona da Serra da Gardunha existem mais de 300 espécies de cogumelos diferentes, quase todos comestíveis. Mas é precisos saber o que se apanha, porque há alguns venenosos, que matam num ápice. O Amanita Phaloids é o mais venenoso de todos. Depois de ingerido, começa por dissolver o fígado e a seguir ataca todos os músculos, coração incluído. Só no ano passado, foram várias as mortes causadas por cogumelos venenosos. Os locais contam que, de uma vez, foram sete membros de uma mesma família (comeram todos o mesmo prato, feito com cogumelos, dos maus, claro!)

Os amantes dos cogumelos têm em Novembro motivo para festa. Em Alcaide, decorrerá, nos dias 15, 16 e 17 de Novembro, um festival de míscaros. Tudo certificado! O festival já vai na 5ª edição e contará com animação de rua, artesanato, workshops para adultos e crianças, várias especialidades gastronómicas, com cogumelos, e, no final, um mega-almoço.

Para mais informações, aqui.

DSCF0511

DSCF0503

DSCF0517

DSCF0501

DSCF0523

[Não me batam, mas eu estou a adorar este Outono, esta luz ao fim do dia, misturada com o cheiro das castanhas e aquele frio que só se sente nesta estação do ano]

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: