Não tinha que ser assim

dn

Eu pago todos meses cerca de 50 euros pelo meu seguro de saúde, que uso muito pouco, ou nada. Pago 600 euros/ano, que me dariam para uma viagem a Londres (que saudades!), com um verdadeiro espírito de missão, porque sei que o risco existe mesmo.

Agora, com o pulso partido é a tal história do “só dás valor quando te acontece”. Urgências praticamente ao preço do Serviço Nacional de Saúde, RX feitos na hora, a menos de um euro, médico bom sempre que preciso, a 15 euros por consulta.

Enfim, eu posso… A Emília, de 60 anos, não pôde. E hoje tem um cancro no intestino, tão grande que não é operável. Esta triste história ouvi-a de manhã na TSF, mas pode ser lida aqui, no DN.

Apesar da análise positiva num rastreio ao cancro colorretal, teve que esperar dois anos para fazer uma colonoscopia. Sim, dois anos. O Hospital Amadora Sintra tem falta de meios e a lista de espera lixou a Emília.

Sei que é um enorme lugar-comum, mas quando os cortes do governo e da troika chegam a este ponto, alguma coisa tem que mudar. Isto é de um país subdesenvolvido (ainda sou do tempo desta denominacão e aqui aplica-se que nem ginjas). Em Portugal, morre-se assim…

E agora?! Agora, abrem-se inquéritos, o governo admite que na Grande Lisboa não há capacidade de resposta para este tipo de exames, o Hospital queixa-se, e a Emília?!, a Emília faz quimioterapia para tentar remediar o que pode já não ter remédio.

Guardem esta história, pensem também nisto quando ouvirem Passos Coelho, guardem na memória este e muitos outros casos. Não me venham com a história de que não há alternativa, que as pessoas morrem porque não há dinheiro, que é esta a sina de um país endividado. Não existe apenas esta austeridade, existe sempre opção. Não tinha que ser assim.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: