Eu comi chicharada e gostei

Chicharos-5-510x652

Serpão, açaflor, feijoca, chícharo, lódão, erva do calhau ou ossama. Sabe o que são? Produtos alimentares de origem vegetal, sabores, cheiros e texturas esquecidos, que a nova marca Otoctone redescobriu e quer trazer de volta para a mesa dos portugueses.

A Otoctone, fundada pelo gestor Álvaro Dias, “pretende dar a conhecer experiências gastronómicas que caíram no esquecimento. Identifica produtos que vêm de zonas como os Açores, Beira Alta ou Alentejo.

A ideia deste professor de marketing é ir às raízes gastronómicas de cada região, em Portugal e no estrangeiro, e valorizar os produtos autóctones, colocando-os ao dispor de todos que os queiram consumir.

Os chícharos, por exemplo, são uma leguminosa típica da serra de Sicó. Hoje, o seu consumo é muito reduzido, mas, no passado, foi muito importante na dieta alimentar, já que o seu cultivo é pouco exigente em água. [Eu provei e posso garantir que é muito saboroso]. Uma embalagem de 200 gramas custa seis euros. Aqui, pode encontrar uma receita de chicharada.

Numa primeira fase, o portefólio é exclusivamente de produtos portugueses, mas a ideia é completar a oferta com mais produtos de origem africana e brasileira. A Otoctone já prevê a abertura de uma filial no Brasil para facilitar a entrada dos produtos neste mercado.

Os produtos da Otoctone estão à venda em embalagens que variam entre os seis e os 200 gramas e podem ser encontrados em distribuidores selecionados, ou então também podem ser comprados através da loja online da marca.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: